Regência Nominal e Crase



Assisti à novela    - "Assisti" pede preposição "a" e novela pede artigo feminino


Eu tenho lembranças   de você.
               Termo regente       Termo Regido

Regência Nominal é a relação de um nome com seu complemento. Um substantivo que "pede" seu complemento.

Eu fiz referência (referência a que?)

Deve-se saber por extinto que "referência" necessita de um complemento.

Eu fiz referência a alguém

Crase:

Assisti à filme       X - "Filme" pede artigo masculino "o"

Usa-se crase quando:

  • Termo Regente pede preposição "a"
  • Termo Regido é feminino e pede artigo feminino "a"
Crase é a soma da preposição "a" com o artigo feminino "a"



Método Prático (Não funciona todas as vezes)

Um método mais prático de descobrir se usa-se ou não a crase é substituir o Termo regido feminino por um termo regido masculino. Se após a substituição, "a" for trocado por "ao", então o "a" tem crase. Se for substituído por "o" ou "a", o "a" anterior não possui crase.

Assisti à novela --------------> Assisti ao filme.
Bebi a água  ------------------> Bebi o suco.
Auxiliei a alguma menina --> Auxiliei a algum menino.
Eu fui à Espanha -------------> Eu fui ao Japão.
Eu peguei a madeira --------> Eu peguei o ferro.

Quando esse método falha?
Quando o termo regido não aceita artigo.

X  Eu fui à Portugal --------> Eu fui ao Japão
✓  Eu fui a Portugal
Para descobrir se "Portugal" aceita ou não artigo, crie uma frase que utilize "da" "de" ou "do".
Se a frase utilizar "da" ou "do", Portugal aceita artigo, se utilizar "de" significa que não aceita.

Eu sou de Portugal
Eu sou da Portugal
Eu sou do Portugal
Eu fui à Inglaterra ------------> Eu fui ao Japão
Eu sou da Inglaterra

Casos e que jamais se usa crase

1- Eu andei a cavalo
    Eu dei um doce a Raphael

Antes de palavra masculina

2- Julio e eu ficamos frente a frente
    Isso acontece no meu dia a dia

Entre palavras repetidas

3- Mateus fez menção a estranhas criaturas

Quando "a" está no singular e a palavra seguinte no plural

4- A partir de agora não como mais carne de porco
    Estou a sofrer de amor

Antes de verbo

5- Eu dei doce a ela

Antes de pronome

Casos de crase facultativa (Pode escolher se usar ou não)

1- Eu dei doce a Carol Camargus

Antes de nome próprio feminino

2- Eu dei doce a minha filha

Antes de pronome possecivo

COMPARTILHAR

POSTAGENS RELACIONADAS

Proxima
« Voltar
Anterior
Proxima »